sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Especial Cabelos: pentes e escovas

Gente, hoje tem nova participação da Babi (estou até querendo tornar isso uma coluna fixa! ). Vamos lá!




Especial Cabelos: Review sobre escovas e pentes

É muito importante sabermos qual o tipo adequado de escovas ou pentes para nossos cabelos, haja vista que o ato de escovar os cabelos provoca a renovação capilar, ou seja, traz a oleosidade da raiz às pontas e retira as impurezas que se acumulam ao longo do dia. Faz-se necessário limpar todos os pentes e escovas diariamente para que possam oferecer um tratamento adequado e claro, higiênico. 

Mas, qual é a diferença entre pentes e escovas ? As escovas servem para alisar e modelar os cabelos secos. Se dividem em diferentes diâmetros e materiais. Os pentes são para desembaraçar cabelos molhados, cortes e também acabamentos em penteados.

Vejamos abaixo os tipos de pentes e escovas que são utilizados por profissionais e também público em geral: 

A) Pentes: madeira, acrílico, plástico, silicone, fibras de carbono, e até ionizados:

* Pentes com dentes finos e cabo comprido são ideais para dividir mechas na hora de fazer hidratação, tintura ou alisamento. 

* Pentes largos, com 'dentões', são para desembaraçar os fios molhados após a lavagem. 

* Pentes ionizados são ideais na aplicação da chapinha porque suportam até 220º e não derretem. Esses mesmos íons ainda são capazes de eliminar o indesejável efeito frizz, selando as cutículas e devolvendo o brilho natural ao cabelo.

* Pentes de plástico são mais resistentes ao tempo e principalmente ao uso.

* Pentes de silicone são mais flexíveis.

* Pentes de madeira e com fibras de carbono: eliminam o efeito frizz.

B) Escovas: madeira, térmicas, cabos longos, base de metal, ovaladas, retangulares, quadradas e ainda: com almofadinha:

* Escovas de cerdas unidas: cabelos lisos

* Escovas de madeira: cabelos finos e com pouco volume porque a madeira neutraliza a eletricidade estática

* Escovas de cabos longos: ideal para quem alisa ou modela os cabelos com o secador, pois dá mais firmeza às mãos

* Escovas térmicas: ideal para o uso do secador

* Escovas ovaladas pequenas: modelagem nos cabelos curtos

* Escovas ovaladas grandes: modelagem nos cabelos longos

* Escovas quadradas e retangulares: usadas em penteados, por exemplo: rabo de cavalo.

* Escovas com a almofadinha no fundo: servem para não agredir o couro cabeludo.

Para quem tem cabelos ondulados e cacheados não é recomendável o uso de escovas. Muitas vezes nem pente. O ideal é massageá-lo com cremes leave-in (sem enxágue) e amassá-los de modo a dar vida às ondas. 

Do que são constituídas as cerdas das escovas?  99% das escovas de cabelo produzidas no mundo são de cerdas mistas, ou seja, javali com nylon. Essa mistura de pelo animal e sintético fornece uma relação de equilíbrio ao fio capilar. Claro que existem outros tipos, tais como sintéticos e bambu. 



E você, qual é o tipo de escova e pente que costuma utilizar para os seus cabelos? 

Fontes: Bolsa de Mulher Msn ; Condor ; Terapia Capilar ; Hair Style. 

15 comentários:

  1. Má, sabe que eu reparei isso de um tempo p/ cá...acho que é de tanto rímel, pq não tinha cílios grandes não...rs

    beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Bom eu uso para cabelos lisos, embora minhas pontas seja onduladas estilo Gisele Bundchen ( um pouco de auto estima não faz mal a ninguém kkkk)Bom fiquei em dúvida do ideal para mim...Bjokas babi e Má

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas! :) Eu realmente preciso comprar um pente com os dentes largos. Meu cabelo é cheio e rebelde, rs, se eu pentear fico parecendo um leão, rs. Então só penteio de noite antes de dormir e quando lavo, fora isso rs.

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, quero convidar vocês para conhecerem o mais novo clube de compras do Brasil – o Offersclub! Estreamos com Recco Lingerie, Chek e Rezzum! As roupas e os acessórios estão um arraso e tudo com até 70% OFF! Além disso, neste mês de inauguração, o Offersclub estará fazendo um mix Especial com as Grandes Marcas do Paraná!Não perca tempo! Acesse www.offersclub.com.br e garanta uma linda peça para você =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Diise,
    Se você quer valorizar as pontas a la Gisele Bünchen tem que evitar passar muita escova porque do contrário ficará lisão. O que pode ser feito é utilizar pente largo quando molhado e quando estiver seco usar uma escova pequena para a parte de cima e o comprimento utilizar os dedos com algum leave-in reparador, mousse, etc.

    Comprei hoje um pente largo de plástico para o meu cabelo. Já testei várias vezes e adorei. ATENÇÃO meninas, nunca comprem pente de acrílico. Além de quebrar os cabelos, ativam o frizz e duram pouco. Nunca mais um pente de acrílico entra no meu armário...

    Beijos!

    Babi

    ResponderExcluir
  6. Oi..Nossa que post ótimo quanta coisa eu aprendi..rs ainda bem que estou com a escova certa para meu cabelo a de madeira!! Adoreii!!

    Beijos,Suh

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, eu uso um pente que diz não dar frizz nos cabelos. COmo meus cabelos são ondulados, acho q as escovas não dão muito certo...

    Bjos e bom fds
    http://cosmeticoslyra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que bom que vocês gostaram do Especial Cabelos, meninas! A Babi elaborou o post para todas nós, com o maior carinho!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do post, as diquinhas são super bem-vindas...rsrsrs.As vezes eu revezo, de vez em quando eu uso o pente largo e tb adoro a escova com almofadinha.
    blogdaswmaya.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Huahua
    Valeu a dica
    Pra mim, não tinha diferença nenhuma!!!
    rsrs

    Bom domingo
    ;*
    Marina

    ResponderExcluir
  11. É muito bom podermos dividir nossas experiências, conhecimentos neste cantinho. Tenho gostado e aprendido e muito!

    Beijo grande e bom começo de semana. :)

    Babi

    ResponderExcluir
  12. Ahh adorei mesmo, brigadão Babi!!! Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Na Boa Forma Edição 283 deste mês, na página 38 tem um especial sobre escovas. Confiram! ;)

    ResponderExcluir
  14. Adoreeei o post! Boto fé de a Babi ter uma coluna fixa!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails