quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Saga capilar: Como remover a tintura vermelha do cabelo

Durante muitos anos mantive meus cabelos sem grandes mudanças: comprimento longo, com luzes 1 ou 2 tons mais claras que minha cor natural. Variava um pouco no corte, mas nada muito radical. Basicamente era assim:

(clica nas fotos que elas aumentam)

Mas depois de tanto tempo na mesmice, um dia criei coragem e resolvi concretizar um plano antigo: pintei a juba de vermelho intenso! Usei a Evolution of the Color 7.66i, da Alfaparf, e o resultado foi o seguinte:


Adorei a cor e viveria feliz com ela por vários anos se não tivesse que retocar a danada a cada 20 ou 30 dias! A tintura vermelha simplesmente não pára nos fios! Desbota demais todas as vezes em que o cabelo é lavado e como eu tenho cabelo oleoso tenho que lavá-lo todos os dias.

Fiquei na luta do pinta-desbota-pinta por um ano. As hidratações que antes eram necessárias uma vez por mês viraram ritual semanal e mesmo assim meus fios sentiam o impacto da coloração. As pontas estavam ressecadas como jamais estiveram.

Em abril deste ano, com a estação seca se aproximando, achei que meu cabelo não resistiria à estiagem e resolvi aposentar a tintura. Mas como tirar a tinta vermelha sem ter que decapar os fios com água oxigenada e descolorante? 

Depois de revirar os blogs específicos para cabelos, concluí que a melhor alternativa seria usar o DekapColor, da Yamá:


Segundo o fabricante o produto não contém amônia ou agentes oxidantes e age na retirada gradual da coloração dos cabelos. Não age em cabelos virgens e não retira pigmentos naturais dos fios. Não pode ser utilizado em cabelos com henna, henê, tinturas progressivas ou à base de sais metálicos. O kit contém dois fracos (fase 1 e fase 2) com 200ml cada e 1 medidor. 

O modo de usar recomenda misturar as fases 1 e 2 em proporções iguais, aplicar nos cabelos secos, deixar agir por 30 minutos e enxaguar, podendo ser realizadas até 2 aplicações no mesmo dia. Uma nova aplicação poderá ser feita após 7 dias de pausa.

Segui o modo de usar e fiz duas aplicações seguidas. O cheiro do produto é terrível! Li algumas resenhas dizendo que ele tem cheiro de fossa (!!), mas achei que cheira a borracha queimada! Tirando isso, o resultado foi muito bom, ele removeu cerca de 50% da tintura e os fios passaram de vermelho para laranja fluorescente.

Como eu não estava de férias e não poderia passar 7 dias com o cabelo laranja neon antes de fazer outra aplicação do Dekap, fiz uma hidratação com a máscara Absolut Repair, dei um dia de pausa e fiz mais duas aplicações. E ficou assim:


Eu sei que a qualidade da foto está péssima, mas é que eu tirei com a webcam para mostrar a cor para uma amiga. Postei para que vocês vejam que o produto realmente funciona.

Detonou o cabelo? Estragou um pouco, sim! Mas eu não respeitei o tempo de 7 dias de pausa, então não posso dizer que é culpa do DekapColor.

Quando a cor chegou no tom acima, apliquei a  Evolution of the Color 7NI, da Alfaparf, pois sabia que com as lavagens freqüentes o tom abriria e chegaria próximo da minha cor natural que é 7.1. Ficou assim:


E essa foi a última vez que meus fios viram tinta. Depois continuei tratando o cabelo e fiz várias hidratações e até uma reconstrução, mas quando a seca apertou a juba entrou em petição de miséria! Decidi então que o melhor a fazer seria cortar acima dos ombros e esperar crescer de novo.

Atualmente, vários meses depois de tirar a tintura, o cabelinho está assim:


Olhando com atenção dá para ver na foto a linha divisória entre o cabelo virgem e o pintado, mas ao vivo isso não é muito perceptível.

Ainda vai levar muito tempo para eu conseguir me livrar completamente da tintura, mas como mulher nunca pára de inventar, já estou planejando fazer umas luzes! :)

Beijos.

31 comentários:

  1. Má, que produto sumpimpa!! A cor natural do seu cabelo é linda, mas mulher é assim: gosta de mudar a cor sempre...Bjos

    http://wonanchic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionada com o efeito do produto. Tirar (e manter nos fios) coloração vermelha é super difícil - já ouvi um monte de pessoas falando iso.
    Mas o que mais me chamou a atenção foi o teu cabelo. Guria, tu tem um fio maravilhoso!! Depois de todo esse processo,ele segue brilhoso e sedoso. É muita sorte nascer com o cabelo assim, viu? ...Inveja...hehehe

    beijos
    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Seu cabelo e' muito lindo, fica um tempo sem pintar pra dar um "tempo" pra ele...Nao posso dar muito palpite, pois nao gosto de pintar meu cabelo...hehehe, fiz luzes por oito meses mas ele ficou tao ressecado que parei, demorou um tempao pra sair tudo...

    ResponderExcluir
  4. Menina que ruivão lindooooo que você tinha! Imagino mesmo o trabalho que deve ser para manter uma cor que era tão vibrante né?! Mas a cor natural dos seus cabelos é linda! E na foto ele está super brilhante e bonito!
    Agora é paciência né?!
    Mas cabelo cresce rápido! Eu tb já tive umas de louca e cortei meu cabelo na altura das orelhas! hahaha
    É bom variar!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bruna e Vanessa, obrigada! Estou mesmo querendo dar um descanso para o cabelinho. As luzes são para o ano que vem!

    Lila, eu acho que meu cabelo só não ficou destruído por ser muito oleoso. As pontas estavam pedindo arrego, mas o resto conseguiu se salvar. O lado ruim disso é ter que lavar a juba todo santo dia!

    Patrícia, eu amava meu cabelão vermelho! Toda vez que vejo uma ruiva bate uma saudadezinha! Mas paciência, prefiro meu cabelo saudável do que vermelho.

    Bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou com vermelho e vou tirar pelo mesmo motivo tenho que retocar duas vezes no mes, mas nem sei que cor vou deixar pois ja tenho fios brancos e sou afro...ta dificil escolher pois o castanho escuro deixa os brancos mais evidentes.

      Excluir
    2. Tbm estou com vermelho e vou tirar pelo mesmo motivo tenho que retocar duas vezes no mes, mas nem sei que cor vou deixar pois ja tenho fios brancos e sou afro...ta dificil escolher pois o castanho escuro deixa os brancos mais evidentes.

      Excluir
  6. Teu cabelo é liso natural? ele fica lindo com qualquer cor! bjoks

    ResponderExcluir
  7. O seu cabelo está muito bem tratado para quem passou por um processo de descoloração. Graças ao cuidado que você sempre teve em usar produtos de qualidade e com ótima durabilidade. Nunca canso de dar os parabéns! :)

    Também usei vermelho nos meus cabelos por anos. Aliás, eu pinto meu cabelo desde meus 15 anos, mas acho o seguinte: temos que manter o luxo da tintura e isto significa: hidratação, procura de produtos com excelente qualidade e não colocar qualquer tintura no cabelo.

    Olha as marcas que eu já usei no meu: L'Oreal, Garnier, Wella, Alfaparf, Yellow, Italy e agora estou usando a Majirel que também é cria da L'oreal. A Majirel foi a melhor de todas: super macia, mantem o brilho intensa e os cabelos ficam bem bonitos, com a cor viva mesmo após algumas lavagens.

    Dizer que eu não uso produtos a mais seria uma grande mentira, pois tenho um arsenal aqui em casa. Desde uma boa escova de madeira para evitar os frizz, até um leave-in aqui e outro acolá.

    Para as meninas que pintam os cabelos recomendo fortemente a máscara de hidratação do Duda Molinos. Comprei em São Paulo por menos de R$ 10, você aplica 1x por semana, massageia após o uso do shampoo e deixa agir por 5min. Enquanto isso continue o seu banho normalmente, depois enxague os cabelos e pronto: maciez, brilho e leveza!

    Beijos a todas e em especial para Manu! =)

    ResponderExcluir
  8. Realmente depois de transformações radicais demora para o cabelo voltar ao normal!
    Eu tive paciencia e fui passando tonalizante a cada 3 meses!
    Deu certo!
    Beijos
    http://umbrinconopalheiro.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu usei o Decapcolor e não gostei muito. Meu cabelo estava no preto 2.10 da Imédia Excellence e depois usar o Decapcolor foi para um castanho escuro. Clareou uns dois tons só.
    Meu cabelo natural é castanho médio. Estou deixando crescer. Bjo.

    ResponderExcluir
  10. Entendo perfeitamente o que é ter 20 mil tipos de cabelo em 1 ano, eu me canso muito fácil de tudo, inclusive da minha aparência, então você pode imaginar onde acontecem as maiores mudanças né!Rs.
    Eu prefiro a cor de agora, acho muito mais bonita, tenta deixar ele crescer na cor natural e clareia apenas as pontas, ou então volta com as luzes!
    De qualquer maneira, o cabelo tá bem bonito!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Produtinho potente esse hein!?!!? até tinha pensado em usr...mas como não mudei mto minha cor acho melhor esperar sair mesmo!!

    pena q mulher sempre tem a danada da ALOKA dentro de si...que faz de tempo em tempo ficar louca pra mudar o cabelo!!

    só por Deus

    http://maquiandobymel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii!

    Passei para avisar que tem selinho pra vc lá no blog! passa lá depois.
    Bjus...s

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa to vendo que você é muito parecida comigo,quando se trata em cabelos.Tb tinha um cabelo vermelho e sofria o mesmo problema,até que desistir e resolvi fazer mechas.Por mais que eu tente,não consigo ficar sem usar tinta.hahahaha.
    Seu cabelo na raiz está parecido com a cor da tinta,que bom neh,pq ai não dá para perceber,só se olhar muito.
    E quanto as luzes,dou apoio para pintar,mas não faz luzes e sim mechas,fica bem mais bonito.
    Beijoo
    blogdaswmaya.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ma a paleta de corretivos acumula um pouquinho embaixo nas palpebras bjs

    ResponderExcluir
  15. Menina, nunca tinha pensado que existisse um produto para ajudar a remover a tinta do cabelo!
    Ahhh se eu soubesse disso há anos atrás... rsrs

    Eu atualmente faço luzes. Meu cabelo é mais ou menos da cor do seu, mas eu acho q as luzes dão um tchan a mais e não precisa retocar de mês em mês, né?

    Adorei a cor vermelha que estava no seu cabelo! Um dia fui ao salão para pintar o cabelo dessa cor, mas a doutora lá disse q teria q retocar de 20 em 20 dias eu desisti! Pq não tenho muita disciplina de ir ao salão...

    Mesmo as luzes eu faço de 6 em 6 meses, imagina!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Ahh Má, eu tô in love com esse azul^^ Me conquistou...rs

    beijooo

    ResponderExcluir
  17. Má, seu cabelo é muito guerreiro!!!!
    Vc pintou e bordou e ele não parece nada danificado, como vc citou. De repente foi só na época mesmo que vc usou o produto pra descolorir.
    Mas parabéns!
    Seu cabelo é muito bem cuidado e tem uma cor linda. Ah! E vc acertou bem na tintura pq está quase igual à cor original dele.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  18. Estou em uma situação parecida,meus cabelos estão preto e quero voltar a ser loira (!) Imagina o drama... Depois de ser ruiva, morena, descobri que minha cor realmente é o loiro. Muito bom seu post. Sempre passo aqui e adoro!!

    Bjus

    http://minhawishlist.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. ooi, eu estou no momento com o meu cabelo vermelho, um vermelho não tão forte, mas quero tirar a tinta para fazer californiana no meu cabelo, quanto custa o DekapColor?

    ResponderExcluir
  20. Oi,bom dia. :)
    Seu cabelo aguento bem eim.
    Gostaria de usar o dekapcolor mas estou com medo do meu cabelo ficar laranja, pois meu cabelo era castanho médio com californianas nas pontas e eu pintei de vermelho intenso, porém não gostei muito do resultado e gostaria de voltar ao castanho. Sera q o dekapcolor seria a melhor solução?

    ResponderExcluir
  21. onde posso encontrar esse dekap color é caro??

    ResponderExcluir
  22. Meninas que perguntaram o preço do Dekap, ele custa entre R$ 35,00 e 50,00.
    Eu comprei em uma loja de cosméticos da minha cidade, mas tem para vender na internet também: http://www.cabeleza.com.br/ch/prod/221863/yama-removedor-de-coloracao-dekap-color-system-400-ml.aspx

    ResponderExcluir
  23. Gente,mas dá pra fazer soap cap, que não detona o cabelo: 1 medida de agua oxigenada, 1 medida de pó descolorante,1 medida de shampoo.Mistura e deixa meia hora.Lavando, vc nota que a tintura desbota uns 3 tons e não danifica o cabelo.

    ResponderExcluir
  24. Gente,mas dá pra fazer soap cap: 1 medida de agua oxigenada, 1 medida de pó descolorante e 1 medida de shampoo.Deixa meia hora e lava.Clareia tintura em média 3 tons e não danifica o cabelo.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo post!
    Depois de 14 anos loira, cedi ao desejo e taquei um vermelho na cabeleira! Mas já sabendo que vou ficar no máximo 1 ano. Vou guardar suas dicas de ouro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. S.O.S
    Oi Má. Preciso de sua opinião aki:
    é o seguinte, Descolori meu cabelo em Agosto (no fim), mas eu fiiz sozinho e escondido dos meus pais kkkk, o resultado foi 3 tons no meu cabelo, Louro Platinado, Louro Medio Alaranjado e Louro Escuro, porém o tom mais presente era o alaranjado. Eu fiz varias perguntas no Yahoo, nos blogs de cabelereiras, e a maioria dizia pra eu escurecer o cabelo mas como não curto cabelo escuro (Meu tom natural é Castanho Médio), eu resolvi pintar de Marrom Avelã. Eu passei o Marrom Avelã e ficou muito bonito, mas no sol ou em lugares com luz forte, meu cabelo continuou alaranjado meio cobre-avermelhado... Muito feio ! Agora ele está Marrom Avelã meio avermelhado, axo q ao desbotar, o tom alaranjado foi sumindo e veio o avermelhado. Eu não to gostando dessa cor, e resolvi pintar os fios de 6.1 (Louro Escuro Acinzentado), ja comprei a tinta e eu axei a cor beeem escurinha, mas não tenho outra opção, ja fiz 3 descolorações esse ano e meu cabelo só existe ainda por causa das hidratações q faço 2 vezes por semana... Então minha ideia é pinta-lo de 6.1 e depois de 15 dias passar a 7.1 (Louro Médio Acinzentado) por cima, mas como eu axo a 6.1 muuito escura tenho medo da 7.1 não pegar. Vc axa q a 7.1 pegará em cima da 6.1??
    Agradeço desde ja!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  27. Oi, adorei a postagem!
    Queria fazer uma pergunta pra vc,
    meu cabelo ta meio Marrom Avelã Acobreado, eu kero tirar o acobreado, e me disseram q o tom acinzentado serve para isso! Então comprei a tinta 6.1 (Louro Escuro Acinzentado)mas axeei a cor muuuuito escurinha e não pretendo ficar com ela depois de 15 dias q eu tiver aplicado a 6.1 quero usar a 7.1 para clarear um pouco. Mas tenho medo da 7.1 não clarear a 6.1 por ser meio escura, e não posso mais descolorir pq eu ja descolorir meus preciosos fios 3 vezes esse ano e vivo a base de hidratação 2 vezes por semana. Mas enfim! Gostaria de saber se vc axa q a 7.1 consiguirá clarear a 6.1 ou não. Agradeço desde ja! Bjss

    ResponderExcluir
  28. Ai, amiga... primeiro, ficastes linda de ruiva! Nem imaginas o quanto! (Eu estou ruiva e sou suspeita pra falar!).

    Olha, me diz...gastei uma nota pois tenho aplique e quero colocar meu cabelo natural da cor do aplique so que não consegui, meu cabelo ta mais escuro, ele já passou por descoloração, como faço pra clarear mais meu cabelo sem dotanar???

    ResponderExcluir
  29. Caraca, ficou ótimo!!
    Eu estou passando por esse mesmo processo que você, tirando o laranja/cobre pra voltar pra minha cor original, que também é o loiro cinza.
    To pensando em usar a mesma cor que você passou... Você usou ox de quanto?

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails